Total de visualizações de página

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Começa a campanha contra a dengue

O combate aos focos do mosquito em residências e terrenos abandonados será iniciado esta semana e seguirá até maio de 2012 (Oswaldo Reis/Esp. CB/D.A Press - 6/10/10)


O combate aos focos do mosquito em residências e terrenos abandonados será iniciado esta semana e seguirá até maio de 2012

Correio Braziliense. Brasília-DF, 20 de setembro de 2011. Cidades.


Mesmo diante da decisão dos agentes comunitários de saúde e dos vigilantes ambientais da Secretaria de Saúde do Distrito Federal em iniciarem uma greve, a Semana de Prevenção da Dengueserá mantida. No entanto, parte das atividades da campanha serão afetadas, já que 70% dos servidores estão de braços cruzados desde ontem, quando anunciaram, durante assembleia em frente ao Palácio do Buriti, a paralisação por tempo indeterminado.

A ação do governo local começa hoje e deve seguir até maio do próximo ano. Ao longo desta semana, serão realizados debates nas escolas públicas e em igrejas, além de vistorias para eliminar o mosquito transmissor da dengue em residências e terrenos abandonados. “Por conta da greve, não faremos o manejo ambiental. Mas, em compensação, a mobilização seguirá até maio. Por isso, não seremos muito prejudicados”, adiantou o coordenador do Programa de Prevenção e Controle da Dengue da Secretaria de Saúde, Ailton Domício.

Este ano, o objetivo da campanha é fazer com que a própria sociedade seja o principal agente para a eliminação dos focos da dengue antes mesmo da chegada das chuvas. “Se a população ajudar, vamos eliminar os potenciais criadouros do mosquito antes da época chuvosa, quando o número de casos da doença aumenta”, frisou Ailton. Os agentes e voluntários, como o Grupo de Escoteiros do DF e a Cruz Vermelha de Brasília, trabalharão no combate do vetor da doença. A mobilização chegará até os usuários do Metrô-DF por meio de mensagens sobre a prevenção da dengue, que serão divulgadas durante o período de funcionamento das estações. De hoje até domingo, o Zoológico de Brasília também participará da ação, destacando o tema durante a realização de projetos desenvolvidos no parque, como o Zoo Camping.

Somente até agosto deste ano, 1.359 registros da doença foram confirmados pela Secretaria de Saúde. Desses, 855 foram de pessoas que contraíram a dengue no DF. As cidades que contabilizam o maior número de casos confirmados são Samambaia, Planatina e Sobradinho 2 — com 141, 114 e 56, respectivamente. De acordo com Ailton, das 10 pessoas que tiveram a forma mais grave da dengue, duas morreram em decorrência da enfermidade. A primeira morte ocorreu em 24 de fevereiro. A vítima tinha pouco mais de 40 anos, morava no Paranoá e trabalhava no Lago Sul. O local de infecção ainda não foi constatado. O outro caso foi confirmado em julho deste ano, mas o governo não deu detalhes da vítima.

Doença perigosa

Causada por um arbovírus da família Flaviviridae, a dengue é uma das doenças mais endêmicas do mundo, que vitima cerca de 100 milhões de pessoas anualmente, de acordo com estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ainda segundo o órgão, a forma hemorrágica da enfermidade ataca 500 mil pessoas por ano, com taxas de mortalidade de até 30%


Agentes em greve
 
Segundo o vice-presidente da Associação dos Agentes Comunitários da Saúde do Distrito Federal (AACS-DF) e presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde (Sindsaúde), Uziel Melo, a greve foi decretada após o não cumprimento de algumas promessas do governo. A categoria pede a isonomia com os servidores estatutários, a prorrogação do prazo de concurso e o pagamento de gratificações aos agentes de saúde (titulação, incentivo a ações básicas e de condições especiais de trabalho) e aos de vigilância ambiental (titulação, de movimentação e de atividade de vigilância ambiental), já concedidas aos estatutários.

De acordo com Uziel, a Secretaria de Saúde (SES) assegurou, em julho, que levaria as reivindicações para votação na Câmara Legislativa do DF, no entanto, a promessa não foi cumprida até o prazo firmado, em agosto. “Queremos que nos garantam as gratificações conforme o acordo que firmamos. O secretário disse que o combinado era que isso fosse levado para a Câmara até 15 de agosto, mas, até agora, nada”, protestou o representante. Ailton informou ainda que na próxima quinta-feira, às 10h, está marcada a segunda assembleia da categoria.

Em nota, a Secretaria de Saúde afirmou não ter recebido, até ontem, notificação da paralisação dos serviços, mas adiantou que “a Secretaria de Administração, com o apoio da SES, está em fase de negociação com as categorias de agentes comunitários de saúde e agentes de vigilância ambiental. As propostas já foram encaminhadas ao GDF”. (TL)

Como se prevenir?O mosquito coloca seus ovos na água parada e limpa. Por isso, siga estas recomendações:

» Não deixe água acumulada em vasos de plantas e xaxins;

» Coloque areia grossa nesses recipientes;

» Não abandone pneus velhos. Eles são o “berçário” predileto do mosquito

» Não deixe destampadas caixas d'água, poços, latões e filtros;

» Troque diariamente a água de bebedouros de animais;

» Jogue fora materiais que acumulem água, como copos e latas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário