Total de visualizações de página

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

DF está em alerta para ocorrência de surto de dengue, diz Ministério

Correio Braziliense-DF, 05 de dezembro de 2011. Cidades.

Larissa Leite
O ministro Alexandre Padilha durante a divulgação do levantamento Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (Liraa), do Ministério da Saúde (Marcello Casal Jr./ABr)
O ministro Alexandre Padilha durante a divulgação do levantamento Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (Liraa), do Ministério da Saúde
O Distrito Federal é uma das 14 capitais do país em estado de alerta para a ocorrência de surto de dengue. O dado integra o Levantamento Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (Liraa), do Ministério da Saúde, divulgado nesta segunda-feira (5/12). A ferramenta aponta a ocorrência de focos de reprodução do mosquito transmissor em 1,1% das residências do DF. Em 2010, o percentual era de 0,6% – quando a situação local era classificada como satisfatória.

De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, os locais em estado de alerta devem ficar atentos à proliferação do mosquito transmissor. "Como as chuvas se intensificam em janeiro, fevereiro, mesmo quem está em alerta está suscetível a um surto e precisa ficar mais próximo da comunidade, orientar a população", disse. Segundo o Ministério da Saúde, a maior parte dos focos da região Centro-Oeste estão relacionados ao abastecimento de água – são encontrados em poços, caixas d'água e tambores.

No país, 48 municípios brasileiros estão em situação de risco para ocorrência de surto de dengue. O levantamento foi realizado entre os meses de outubro e novembro deste ano, em parceira com as secretarias municipais de saúde. Nos municípios em situação de risco, mais de 3,9% dos imóveis pesquisados apresentaram larvas do mosquito. Ao todo participaram 561 cidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário