Total de visualizações de página

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Dengue avança 49% em uma semana

Ribeirão Preto, Quinta-feira, 24 de Fevereiro de 2011
 



Ribeirão tem 481 novos casos da doença e o total de confirmações no ano chega a 1.465, ou 27 registros por dia

Zona leste da cidade, com 565 confirmações, lidera o total de casos, sendo seguida pelas distritais oeste e norte


Márcia Ribeiro - 4.fev.11/Folhapress

Agente do Controle de Vetores procura criadouro do Aedes aegypti no Salgado Filho

DE RIBEIRÃO PRETO

Em apenas sete dias Ribeirão registrou 481 novos casos de dengue, o que elevou para 1.465 o total de confirmações da doença somente em 2011.
Se comparado ao boletim anterior emitido pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde de Ribeirão, a alta no total de casos chega a 48,8% -eram 984 confirmações até o dia 16.
De acordo com a chefe da Vigilância Epidemiológica, Ana Alice de Castro e Silva, o crescimento semanal no número de casos repete o quadro histórico dos últimos anos, quando a doença avançou até atingir o seu pico de transmissão, que geralmente ocorre em abril.
Características desse período do ano, como chuvas e clima quente, também são propícias para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.
Por isso, a tendência é que o número de casos siga em alta enquanto ainda não chega o período de pico.
"É possível quebrar essa cadeia mas, para isso, é preciso um trabalho intenso de eliminação dos criadouros. É o momento de cada um fazer sua parte", afirmou.
Segundo o boletim divulgado ontem, a zona leste de Ribeirão Preto continua concentrando o maior número de registros da doença.
São 565 casos confirmados, o que representa 38,5% do total da cidade no ano.
Em segundo lugar, aparece a distrital oeste, com 280 confirmações, seguida pela região norte, com 274.
Apesar de quase 500 novos casos terem sido confirmados em uma única semana, a prefeitura afirma que o total atual está bem abaixo do registrado no mesmo período do ano passado -em janeiro e fevereiro de 2010 foram 5.846 casos.
Em 2010, Ribeirão teve a pior epidemia da doença na história, com 30.086 casos.
Embora o total de casos seja inferior em 2011, uma morte já foi registrada. No último dia 28, a auxiliar de enfermagem Flávia Patrícia Quirino, 36, morreu e o resultado do exame feito pelo Instituto Adolfo Lutz foi positivo para a dengue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário